terça-feira, 4 de agosto de 2009

HISTÓRIA: O que são as Missões Jesuíticas?



As chamadas "missões" ou "reduções" jesuíticas são aldeamentos indígenas organizados por padres jesuítas no intuito de civilizar e evangelizar os índios segundo a sociedade cristã européia.
Em 1626, o padre Roque Gonzales havia penetrado no Rio Grande do Sul criando a Província do Tape e fundando a Missão de São Nicolau de Piratini. Dezessete outras reduções foram fundadas até 1634, sendo a última a de São Cristóvão, distando apenas 200 km da atual Porto Alegre.

Quase todas as Reduções do Tape foram destruídas por bandeirantes nos anos seguintes, e os índios sobreviventes migraram em massa de volta para território argentino, onde poderiam contar com a maior proteção dada pela Coroa espanhola. Somente após1687, os jesuítas voltaram a penetrar no território riograndense, seja atraídos pelos enormes rebanhos de gado que procriavam livremente nos campos sulinos, seja como instrumento da Coroa espanhola para conter os avanços portugueses na região, a razão desta volta não é clara. Seja como for, é nesse ano que fundam as Reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga e São Miguel. Logo em seguida foram fundadas São João Baptista, São Lourenço Mártir e Santo Ângelo Custódio, constituindo os chamados Sete Povos das Missões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário